Últimas notícias
Audiência sobre denúncia de violações a indígenas na abertura da BR-174 é realizada em Manaus
Lideranças dos Waimiri-Atroari estiveram presentes em encontro.
Por G1 AM
14/03/2018 17h32 · Atualizado 14/03/2018 17h32
Indígenas participam de audiência (Foto: Ariane Alcântara/G1)
Teve início na tarde desta quarta-feira (14), a audiência judicial referente ao processo em que o Ministério Público Federal (MPF) acusa o Estado brasileiro de cometer violações contra o povo Waimiri-Atroari durante a abertura da BR-174, que liga Manaus à Boa Vista. Lideranças indígenas da etnia estiveram presentes na audiência.
A audiência foi realizada no prédio da Justiça Federal, no bairro Aleixo e foi presidida pela juíza federal substituta da 3a Vara, Raffaela Cássia de Sousa, além de representantes do MPF, Fundação Nacional do Índio (Funai), do Exército Brasileiro, entre outras.
Um dos representantes da etnia Waimiri Atroari, Mário Parwe, explicou que, antes da BR-174, as aldeias viviam tranquilamente, o que mudou drasticamente.
“[Antes da obra da BR-174], a gente era muito feliz, vivia tranquilo. Quando chegou essa abertura, no tempo da ditadura militar, essa violência aumentou. Quando chegou perto, começou a rasgar nossa terra. Em cima disso veio muita violência conosco, acabaram com nossa aldeia”, disse.
A audiência marca a primeira participação das lideranças mais antigas dos Waimiri-Atroari em uma ação judicial pelas violações sofridas durante a ditadura militar, na qual eles terão a oportunidade de indicar os locais sagrados a serem protegidos em seu território.
Fonte: G1 AM 14/03/2018
registrado em:
Últimas notícias
Redes Sociais