Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ações
Início do conteúdo da página

Ações

Nesta seção são divulgadas informações sobre as ações desenvolvidas pelo Memórias Reveladas

Recenseamento de documentos de interesse para o tema, produzidos ou acumulados por órgãos e entidades da Administração Pública, bem como por pessoas e entidades de direito privado, em todo o território nacional.

Estabelecimento e manutenção do Banco de Dados Memórias Reveladas que dissemina dados, informações e imagens dos registros documentais. O Banco de Dados é alimentado on-line pelos parceiros do Centro, consolidando a Rede Nacional de Cooperação e Informações Arquivísticas.

Sensibilização das agências de fomento nacionais, de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipais, para a criação de linhas de financiamento de projetos de organização, microfilmagem e/ou digitalização de fundos e coleções documentais de interesse para o tema.

Contatos com empresas públicas e privadas, na mesma linha de ação do item anterior, para que venham a patrocinar, com base nas leis de incentivos fiscais do País, projetos de interesse do Centro.

Criação, no Arquivo Nacional, de um banco de matrizes dotado dos requisitos necessários à guarda e preservação de documentos audiovisuais, inclusive de microfilmes e masters das representações digitais, viabilizando, dessa forma, a geração de um arquivo de segurança.

Desenvolvimento de sistema e de base de dados para a Bibliografia sobre a Ditadura e a Resistência no Brasil (1964-1985), de modo a permitir a atualização contínua e compartilhada da produção literária e científica (livros, teses, artigos) referente à temática.

Estabelecimento de um núcleo de depoimentos sonoros e audiovisuais, por meio de programa de história oral, levando em conta a utilização de metodologias adequadas.

Lançamento de livros e de outras iniciativas de interesse para o Memórias Reveladas.

Promoção do Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas, concurso monográfico com o objetivo de difundir as fontes documentais referentes à repressão e à resistência política e social durante o regime militar no Brasil (1964-1985) e estimular a produção de conhecimento sobre direitos humanos no país.

Realização de exposições itinerantes e material educativo para estimular a reflexão sobre o período e seus desdobramentos na sociedade brasileira contemporânea.

Incentivo ao intercâmbio de dados e informações com programas congêneres, em especial na América Latina.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
--)