Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Em 1968, III Conferência Nacional debateu direitos humanos sob ditadura militar
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Em 1968, III Conferência Nacional debateu direitos humanos sob ditadura militar

  • Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2017, 12h43
  • Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2017, 12h45

14/09/2017 

Nos preparativos para a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, entre os dias 27 e 30 de novembro, em São Paulo, o Conselho Federal da OAB traça uma retrospectiva das outras edições do maior encontro jurídico da América Latina.  Em 1968, quatro anos após o golpe militar que jogou o país em uma ditadura que duraria mais de duas décadas, os profissionais do direito reuniram-se no Recife para a III Conferência Nacional dos Advogados, entre 7 e 13 de dezembro daquele ano.

Acesse o portal da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira

Por coincidência, a palestra de encerramento do evento foi no mesmo dia em que foi instituído no Brasil o Ato Institucional nº 5, abrindo o período mais duro do regime militar.

Sob a presidência de Samuel Vital Duarte, o encontro na capital pernambucana teve como temas principais a proteção aos direitos humanos, a eficácia das instituições jurídicas em confronto com uma instrumentação emperrada e onerosa, e o problema da aceleração do processo tecnológico, que obrigava a adaptação do direito.

Em seu discurso, o conselheiro Sobral Pinto exaltou a criação do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, em 1964, principalmente as maneiras de estudar a eficiência das normas contidas na Constituição Federal e em acordos internacionais que trataram do assunto. A OAB, na época, ressaltou a necessidade de aprofundar as discussões sobre a garantia dos direitos humanos no Brasil.

O evento
A XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira será realizada entre os dias 27 e 30 de novembro de 2017, na cidade de São Paulo. O tema deste ano é “Em defesa dos direitos fundamentais: pilares da democracia, conquistas da cidadania”. A Conferência é realizada em parceria entre o Conselho Federal da OAB e a Secional de São Paulo.

Fonte: OAB SP, 14/09/2017

Disponível: http://www.oabsp.org.br/noticias/2017/09/em-1968-iii-conferencia-nacional-debateu-direitos-humanos-sob-ditadura-militar.11950 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
--)