Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Documentário sobre mulheres de Ribeirão Preto estreia nesta sexta, 15
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Documentário sobre mulheres de Ribeirão Preto estreia nesta sexta, 15

  • Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2017, 13h02
  • Última atualização em Quinta, 14 de Setembro de 2017, 13h02

Filme será exibido gratuitamente no Centro Cultural Cerâmica São Luiz

GUSTAVO RIBEIRO 13 SET 2017 14H18

Revide, Documentário sobre mulheres de Ribeirão Preto estreia nesta sexta, 15, documentario, mulheres, ribeirao preto

Filme retrata a vida e luta das mulheres ribeirãopretanas

Um trio de ribeirãopretanas - Renata Prado, Raiza Ferreira e Milena Maganin - estreia, nesta sexta-feira, 15, um documentário que traz para a tela histórias de mulheres militantes de Ribeirão Preto, como a da enfermeira e uma das líderes das Forças Armadas de Libertação Nacional, Áurea Moretti, que foi perseguida e torturada durante a ditadura militar.

Produzido durante o encontro de artes “Mulheres Rio Acima”, realizado em maio pelo coletivo, o filme também mostra a cobertura do evento, que tem como objetivo reunir e divulgar a arte feminista da cidade, com imagens das apresentações e entrevistas com as artistas e organizadoras do encontro.

Além disso, o documentário também terá a participação de outras figuras importantes do ativismo feminino da região, como Dilma Bicalho, outra militante da época da ditadura, Sílvia Diogo, da ONG Casa da Mulher e Regina Brito, da ONG Vitória Régia.

"O objetivo do filme é mostrar a importância de se reunir, registrar, dar nome e voz a essas lutas, uma vez que a autoria e as conquistas das protagonistas femininas são normalmente omitidas da nossa história", dizem as produtoras.

Para a fotógrafa e uma das produtoras do filme Renata Prado, as mulheres registradas são parte da história da cidade. "Conseguir registrar as falas dessas mulheres é garantir que suas histórias existem", ela diz. Já para a videomaker e também produtora do documentário, Raiza Ferreira, a experiência de conhecer essas mulheres mudou a percepção dos acontecimentos cotidianos. "Estar com essas mulheres tão fortes e ouvi-las contar suas memórias, com toda certeza, foi algo que me transformou e acendeu muitas 'luzinhas' para a mulher que estou me tornando. Foi inspirador", ela diz.

Milena Maganin, produtora e cineasta, diz que a participação na produção do documentário foi muito importante para ela. "Ter a oportunidade de participar do festival, conhecer, ouvir e compartilhar um pouco das histórias desses ícones foi enriquecedor e inspirador", ela comenta.

Serviço
Exibição do documentário “Mulheres Rio Acima”
Quando:
 sexta feira, 15, às 20h
Onde: Centro Cultural Cerâmica São Luiz - Rua Municipal, 32, dentro do estacionamento do Carrefour da Vianorte
Quanto: Gratuito

Foto: Divulgação

Fonte: Revide, 13/09/2017

Disponível: https://www.revide.com.br/noticias/cultura/documentario-sobre-mulheres-de-ribeirao-preto-estreia-nesta-sexta-15/

registrado em:
Fim do conteúdo da página
--)