Censura: a contribuição da Ditadura Militar para o Metal pesado brasileiro
Você sabia que o primeiro disco de Heavy Metal lançado no Brasil foi obrigado pelo Governo de Exceção a mudar as letras de diversas de suas músicas para poder ser lançado? O assunto da censura ao Hard Rock, Heavy Metal e Punk Rock durante os anos de atividade DCDP (Departamente de Censura às Diversões Públicas), um filhote do AI-5 (1968), foi assunto da oitava edição do Canal Rock Dissidente no Programa Combate, sendo exibida em 23/07/2017.
Heavy Metal: "um conforto para os jovens brilhantes"
Covers inusitados: COB tocando Britney? Shakira tocando ACDC?
A gravação foi disponibilizada no link abaixo.
No ar desde 2001, o Programa Combate é transmitido pela rádio Melodia FM, 102,3 desde Varginha para mais de cinquenta municípios do Sul de Minas Gerais, sendo o mais antigo periódico radiofônico voltado ao Heavy Metal da região. O Programa Combate passa todo domingo, das 16 às 18 horas.
O mesmo pode ser ouvido ao vivo, de qualquer ponto do universo conhecido e depois as gravações do Rock Dissidente são disponibilizadas no youtube.
Durante a edição focada na falta de liberdade de expressão de 1972 a 1988 foram transmitidas músicas PROIBIDAS pela ditadura militar e também apresentado um levantamento do artistas nacionais de Rock Pesado cuja obra foi prejudicada pelo governo golpista. Entre os quais constam: STREES, AZUL LIMÃO, MX, HERVA DOCE, ROBERTINHO DE RECIFE, INOCENTES, PLEBE RUDE, MADE IN BRAZIL, GAROTOS DA RUA, SERGUEI e CAPITAL INICIAL.
Canal Rock Dissidente no Programa Combate:
Apresentação e técnica: Ivanei Salgado.
Apresentação: Willba Dissidente.
Produção e filmagem: André "Detonator" Biscaro.
Técnico de som: Adilson.
Sites relacionados:
https://www.facebook.com/combatefm/
http://rockdissidente.blogspot.com.br/
Fonte: Whiplash, 26/07/2017
Disponível: https://whiplash.net/materias/biografias/266862.html
Redes Sociais