Documentos da época da ditadura que fazem parte do acervo do ArPDF são liberados para consulta
O Arquivo Público coloca à disposição da sociedade parte dos documentos produzidos e recebidos entre 1963 e 1990 pelo Centro de Informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. O acervo, que se encontra todo digitalizado e cobre período da ditadura militar até a redemocratização brasileira, foram recolhidos ao ArPDF em 1995, mas o acesso era restrito por conter informações pessoais e sigilosas relativas à segurança pública, censura e atividades de informação e contrainformação.
São quase 100 caixas de documentos (ou 13 metros lineares) contendo informações como investigação sobre movimentos políticos, reuniões e congressos estudantis, boletins de ocorrências, recortes de jornais com temática militante, além de registro sobre a polêmica manifestação popular de novembro de 1986, conhecida como o “badernaço”, entre outros manuscritos.
A iniciativa do Arquivo Público foi norteada por ação do Arquivo Nacional e de vários arquivos estaduais que trabalharam numa política de reconstituição da memória nacional do período da ditadura militar. Assim, em novembro de 2016, o órgão publicou edital que reconhecia o conjunto documental da Secretaria de Segurança Pública “como necessário à recuperação de fatos históricos de maior relevância”. Como, ao longo de 60 dias não foi registrado nenhuma manifestação de qualquer titular sobre informação citada no acervo no sentido de reivindicar restrição de acesso, o material agora fica disponível para consulta, inclusive na plataforma digital.
Um acordo de cooperação firmado entre o Arquivo Público do DF e o Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil, conhecido como “Memórias Reveladas”, irá nortear as futuras ações do órgão arquivístico do Distrito Federal. Institucionalizado pela Casa Civil da Presidência da República e implantado no Arquivo Nacional, o projeto “Memórias Reveladas”, tem a finalidade de reunir informações sobre os fatos da história política recente do País.
“A próxima ação do Arquivo Público será a disponibilização deste acervo na rede nacional de informações do Portal “Memórias Reveladas”, antecipa o Superintendente do Arquivo Público, Nickerson de Almeida.
Fonte: Arquivo Público do Distrito Federal, 02/04/2017
Disponível em: http://www.arpdf.df.gov.br/noticias/item/2627.html
Redes Sociais