Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CCSP recebe exposição que registra atuação do bispo Dom Pedro Casaldáliga no Brasil
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CCSP recebe exposição que registra atuação do bispo Dom Pedro Casaldáliga no Brasil

  • Publicado: Terça, 24 de Janeiro de 2017, 12h53
  • Última atualização em Terça, 24 de Janeiro de 2017, 12h53

Religioso é conhecido pela defesa das populações indígenas no Mato Grosso

Redação
Brasil de Fato | São Paulo (SP), 23 de Janeiro de 2017 às 19:37

Tiradas em julho de 2011, as fotos de Guerrero são acompanhadas também por trechos de cartas, poemas e textos pastorais de autoria do bispo. / Joan Guerrero

O bispo catalão Dom Pedro Casaldáliga será homenageado com uma exposição no Centro Cultural São Paulo (CCSP) a partir do dia 25 de janeiro. “Pere Casaldàliga, Profissão: Esperança” traz fotografias do espanhol Joan Guerrero que registram a vida e a obra do líder religioso no Brasil. A exposição é feita em parceria com a Associação Cultural Catalonia e a Casa América Catalunya.

Radicado no Brasil desde 1968, Casaldáliga ficou conhecido por sua atuação em defesa dos povos indígenas e da reforma agrária. Em 1971, tornou-se bispo da cidade de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso. No mesmo ano, ele divulgou o texto “Uma Igreja da Amazônia em conflito com o latifúndio e a marginalização social”, importante documento para a resistência à ditadura militar.

Na luta pelo reconhecimento dos direitos indígenas, ajudou a fundar o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) na década de 1970. Além disso, Casaldáliga teve participação na criação da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

A vida do bispo é retratada no filme “Descalço sobre a terra vermelha”, de Oriol Ferrer, exibido dia 26 no CCSP em uma sessão seguida por debate com o produtor Paco Escribano. A obra, baseada no livro homônimo, de autoria de Francesc Escribano, é uma coprodução da TV Brasil com mais duas televisões públicas, a espanhola TVE e a catalã TVC.

Ao falar sobre a importância do trabalho do bispo, a curadora Marta Nin, subdiretora da Casa América Catalunya, ressalta que Casaldáliga se colocou em risco várias vezes, já sofrendo até tentativas de assassinato. “Ele deu dignidade, força e esperança a uma população maltratada pelas dinâmicas capitalistas, neoliberais e vorazes que existem há mais de cinquenta anos no Mato Grosso”, completa.

Tiradas em julho de 2011, as fotos de Guerrero são acompanhadas também por trechos de cartas, poemas e textos pastorais de autoria do bispo.

Edição: José Eduardo Bernardes

Fonte: Brasil de Fato, 23/01/2017

Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2017/01/23/ccsp-recebe-exposicao-que-registra-atuacao-do-bispo-dom-pedro-casaldaliga-no-brasil/

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
--)