Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Exposição traz arquivos e memórias da Comissão da Verdade do RJ
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Exposição traz arquivos e memórias da Comissão da Verdade do RJ

  • Publicado: Sexta, 17 de Mai de 2019, 14h43
  • Última atualização em Sexta, 17 de Mai de 2019, 14h52

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da UFRJ inaugura, nesta sexta-feira (17), a exposição Rastros da Verdade: arquivos e memórias da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro 

 

 

A mostra apresenta arquivos produzidos ou pesquisados ao longo dos dois anos e oito meses de trabalho da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro (CEV-Rio), criada pela Lei 6335/12, e instalada em maio de 2013. São exibidos cartazes da anistia, fotos de momentos marcantes do trabalho da comissão, como a visita de ex-presos políticos a centros de tortura pela primeira vez, e uma linha do tempo sobre o trabalho da justiça de transição no Brasil. A inauguração ocorre no contexto do ciclo “Memória, Movimentos Sociais e Direitos Humanos” promovido pelo Núcleo de Memória e Direitos Humanos do CBAE/UFRJ, que possui encontros semanais todas as sextas-feiras do primeiro semestre. 

A exposição traz uma memória das políticas de memória que existiram no país nos últimos anos, a partir do caso da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro. No Brasil, a criação da Comissão Nacional da Verdade (CNV) em 2012 abriu caminho para o surgimento de mais de uma centena de órgãos semelhantes em esferas estatais ou pelas mãos da sociedade civil. Os relatórios e acervos destas comissões são documentos de um tempo em que se jogou luz sobre as violências da ditadura, na contramão de um esquecimento forçado que por décadas foi questionado apenas por familiares de mortos e desaparecidos, ex-presos políticos e movimentos sociais.

Hoje, como reação aos debates levantados naquele momento, o negacionismo volta a ganhar força. É nesse contexto que a exposição busca incidir, ao colocar em evidência o esforço coletivo de luta por memória, verdade, justiça e reparação representado pelas comissões da verdade.

Visitação acontece todas as sextas-feiras, na sede do CBAE, localizada na antiga Casa do Estudante da UNE, na Avenida Rui Barbosa.


Data: Todas as sextas, de 17 de maio a 12 de julho 
Horário: 13h às 17h
Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos - CBAE/UFRJ
Endereço: Av. Rui Barbosa, 762 - Flamengo
Entrada Franca

registrado em:
Fim do conteúdo da página
--)