48 anos do maior título da seleção brasileira de futebol
Com um futebol mágico, além do tricampeonato mundial, a seleção de 1970 conquistou um lugar no coração dos amantes do futebol . Foto: Centro de Memória/CBF
Felippe Drummond Neto | @SuperFC
21/06/18 - 15h51
Há exatos 48 anos, a seleção brasileira conquistava seu maior título de Copa do Mundo. Sem desmerecer as outras quatro conquistas, é indiscutível que o tricampeonato Mundial de 1970, no México, foi o título com maior peso na rica história do Brasil em Mundiais.
A conquista que aconteceu em plena ditadura militar, acabou sendo um dos poucos motivos que a população teve para comemorar nos difíceis anos de repressão. De quebra, por ser o primeiro país a conquistar o tricampeonato, o Brasil teve direito de ficar com a posse definitiva da taça Jules Rimet, que anos mais tarde foi roubada e derretida.
Na Copa de 1970, o futebol brasileiro saiu consagrado pelo belíssimo futebol apresentado e com uma campanha irretocável venceu as seis partidas que disputou. Derrotando na sequência Tchecoslováquia, Inglaterra, Romênia, Peru, Uruguai e na final a Itália, com uma verdadeira aula de futebol.
Recheada de craques, o time que nasceu nas mãos de João Saldanha, mas acabou comandada no Mundial por Zagallo, contava apenas entre seus onze titulares com nada menos que cinco feras que vestiam a camisa dez em seus clubes.
Destaque ainda para Jairzinho, que mesmo em um time com Pelé, Rivelino, Gérson, Tostão, Carlos Alberto Torres, entre outros craques, conseguiu ser o melhor jogador daquele mundial ao conquistar o feito inédito até os dias de hoje, de marcar pelo menos um gol em cada partida da Copa. Tal feito lhe rendeu o apelido de Furação da Copa.
Para comemorar a data, o Super FC fez um quiz para testar seu conhecimento sobre aquele título. ver: https://www.otempo.com.br/superfc/copa-2018/hoje-completa-48-anos-do-maior-t%C3%ADtulo-da-sele%C3%A7%C3%A3o-brasileira-1.1859586
Fonte: Super.FC, 21/06/2018
Disponível em: https://www.otempo.com.br/superfc/copa-2018/hoje-completa-48-anos-do-maior-t%C3%
Redes Sociais