Ao contrário de Porto Alegre, Madri muda nomes de ruas em homenagem à ditadura de Franco
Publicado em:
Remoção de placas que homenageiam generais franquistas começou na quinta-feira | Foto: Prefeitura de Madri
Da Redação*
Trabalhadores municipais de Madri começaram na quinta-feira (26) a mudar as placas de 49 ruas que levavam nomes de pessoas ligadas à guerra civil e ditadura militar do general Francisco Franco, que governou a Espanha entre 1936 e 1975, quando faleceu. Os nomes serão substituídos pela sua identificação anterior ou, em casos em que isso não pode ocorrer, por homenagens a mulheres ilustres, instituições de ensino ou políticos, segundo o conselho municipal da capital espanhola. O processo deve se estender até o início da próxima semana.
A medida responde à Lei de Memória Histórica, de 2007, mas que só virou plano em 2015. Ainda assim, uma instituição ligada a Franco tentou barrar a troca dos nomes, o que foi negado por um tribunal de Madri. A guerra civil espanhola deixou pelo menos 150 mil mortos — há estimativas de que até 500 mil pessoas tenham morrido em decorrência do conflito — e foi seguida por uma sangrenta ditadura que perseguiu e assassinou dissidentes.
Por outro lado, em Porto Alegre, nesta semana, uma decisão judicial dos desembargadores da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) considerou inválido o processo da lei que aprovou a mudança de nome da antiga Avenida Castelo Branco para Avenida da Legalidade e Democracia, em 2014, determinando assim a reversão dessa rua ao nome antigo, que homenageia o primeiro presidente da ditadura militar de 1964.
*Com informações da Reuters
Fonte: Sul21, 28/04/2018
Disponível em: https://www.sul21.com.br/ta-na-rede/2018/04/ao-contrario-de-porto-alegre-madri-muda-nomes-de-ruas-em-homenagem-a-ditadura-de-franco/
Redes Sociais