Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comissão da Verdade em Minas lança relatório final inédito com graves violações
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Comissão da Verdade em Minas lança relatório final inédito com graves violações

  • Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 16h01
  • Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2017, 16h01

Indígenas, trabalhadores, estudantes, professores e sindicalistas estão entre as principais vítimas de pesquisa inédita

Sete membros da Comissão da Verdade em Minas aprovaram nesta quarta-feira, por unanimidade, a data do lançamento do relatório final da Comissão da Verdade em Minas (COVEMG). Depois de várias negociações envolvendo o secretário de estado de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, o deputado Durval Ângelo (PT) e a coordenação da Comissão ficou acertada a data de 13 de dezembro, quando se recorda os 49 anos da edição do AI-5. 

Serão duas solenidades: às 9h30min, uma audiência pública na ALMG (aberta ao público) e as 15 horas, uma solenidade no Palácio da Liberdade. Durante 4 anos, uma equipe de mais de 100 pessoas (pesquisadores, técnicos e voluntários), produziu um amplo relatório (de mais 1600 páginas), que revelará graves violações de direitos humanos em Minas (nas áreas urbana e rural de centenas de municípios; aviltando a dignidade de indígenas, trabalhadores rurais e urbanos, sindicalistas, estudantes, professores), principalmente durante a ditadura. 

É a mais ampla investigação sobre violação de direitos humanos no estado. Por isso, há muito de inédito no trabalho produzido pela Comissão. No relatório consta uma série de recomendações dirigida a diversos órgãos dos três poderes. Todo um enorme esforço pela memória, verdade e justiça. Para que nunca mais se esqueça da ditadura e do que esse regime significa; para que nunca mais aconteça! Aguardem detalhes!  Robson Sávio (coordenador).

Fonte: EM.com.br, 22/11/2017

Disponível: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2017/11/22/interna_politica,918753/comissao-da-verdade-em-minas-lanca-relatorio-final-com-graves-violacoe.shtml

registrado em:
Fim do conteúdo da página
--)